Histórico do Evento

Logo SBFCV      LOGO_ICB      Logo UFG

O Simpósio Brasileiro de Fisiologia Cardiovascular nasceu do encontro dos grupos de Fisiologia Cardiovascular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), que em 1996 realizaram o I Mini-Simpósio de Fisiologia Cardiovascular em Ribeirão Preto, SP. A partir de 1998, este encontro já adquiriu caráter nacional, haja visto que outros grupos de pesquisa em Fisiologia Cardiovascular de diferentes estados e universidades brasileiras se uniram aos grupos da FMRP-USP e da UNIFESP durante o evento que ocorreu na cidade de Ribeirão Preto, SP. Neste encontro também ficou estabelecido que o Simpósio tivesse uma característica itinerante, cabendo ao grupo escolhido a organização do futuro evento. Assim, a partir de 1999 as edições anuais do Simpósio Brasileiro de Fisiologia Cardiovascular já foram organizadas por diferentes grupos, passando por diversas cidades brasileiras, localizadas em sua maioria no eixo Sudeste-Sul do país.

No último Simpósio (o XXIII), em Araraquara - São Paulo (UNESP), ficou decidido que o XXIV Simpósio Brasileiro de Fisiologia Cardiovascular será realizado na cidade de Goiânia, GO. A Universidade Federal de Goiás (UFG) sediará o evento pela segunda vez, fora do eixo Sul- Sudeste do Brasil. Isso contribuirá para exposição e consolidação dos novos grupos de pesquisas em Fisiologia e Farmacologia Cardiovascular em formação nesta instituição bem como de outros grupos do Centro – Oeste, contribuindo para a descentralização da pesquisa científica nestas áreas no Brasil.